quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pessoas que leem são mais legais...





     Pesquisadores da Universidade de Washington e Lee (EUA) constataram esse efeito com um teste bem simples: colocaram voluntários para ler uma história bem curtinha, fizeram algumas perguntas para identificar o quanto cada um tinha curtido o que leu e aí derrubaram, sem querer querendo, um monte de canetas no chão.
     O estudo conta que, quanto mais “transportadas” para dentro da história as pessoas tinham sido, maiores eram as chances de se levantarem da cadeira para ajudar a recolher as canetas.
     A explicação é que quando lemos algo que realmente mexe com a gente, criamos empatia pelos personagens da história — e quanto maior essa empatia, mais propenso a gente fica a ser bacana com os outros na vida real. E você aí, anda lendo muito?

Importância da Leitura




     Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

     A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

    Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece!


27 de Fevereiro: Dia Nacional do Livro Didático

     O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser  traçado pelo educador. 

     O Brasil já trata a questão como política pública através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O programa foi criado em 1985, e tem  como objetivo à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.  

     Os investimentos em livros didáticos a cada ano têm aumentado, em 2005 foram distribuídos 110.643.113  livros didáticos para o ensino fundamental das escolas públicas de todo o país, beneficiando 31 milhões de estudantes. Agora em 2011, foram mais de 135,6 milhões de livros adquiridos pelo PNLD, que investiu 880,2 milhões de reais. Isso faz com que o programa se torne o maior em aquisição de livros no mundo.   






     Sendo um instrumento de apoio e que auxilia a maior  parte dos alunos, vamos valorizar o livro didático, é com  ele que descobrimos caminhos e aprendemos lições para o resto da vida. 


Fonte: prolivro.org.br 





 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dia do Esportista: Atletas Brasileiros Consagrados

   O atleta brasileiro ainda não é tão valorizado quanto deveria e merece ser. Há muitos deles que marcaram a história do esporte e deixaram seus nomes para sempre na memória esportiva.
   Conheça alguns dos mais importantes esportitas brasileiros de todos os tempos:

  • Adhemar Ferreira da Silva (1927 - 2001) - Salto Triplo
   Num gesto emocionado de celebração e agradecimento, o atleta paulista Adhemar Ferreira da Silva entrou para a história como o inventor da volta olímpica, em 1952, na Olimpíada de Helsinque, Finlândia. Primeiro esportista brasileiro a conquistar duas medalhas de ouro olímpicas, Adhemar nasceu em 1927 e começou sua carreira em 1947, quando foi ao ginásio do São Paulo Futebol Clube, interessado em assistir ao salto triplo de um amigo atleta. Gostou do que viu e decidiu saltar também.

  • Ádria Santos (1974) - Velocista

  • Ana Moser (1968) - Vôlei
  Nascida em Blumenau, em 14 de agosto de 1968, Ana Beatriz Moser foi um dos pilares de uma das mais vitoriosas gerações do vôlei feminino brasileiro.



  • Adriana Behar (1969) e Shelda (1973) - Vêlei de Praia
   Adriana Behar defende, Shelda levanta e Adriana corta para o chão. Ao todo, foram 12 anos com essa combinação de movimentos para fazer a maior dupla da história do vôlei de praia feminino do Brasil e uma das maiores de todo o mundo.
   Separadas desde 2008, elas ajudaram a popularizar uma das modalidades mais praticadas em todo o País justamente a partir do início dos anos 1990.

  • André Brasil (1984) - Nadador Paraolímpico

  • Antônio Tenório (1970) - Judô Paraolímpico

  • Arthur Zanetti (1990) - Ginástica Artística
   No dia 6 de agosto de 2012, Arthur Zanetti tornou-se o primeiro ginasta brasileiro (e latino americano) a conquistar a medalha de ouro olímpica na ginástica artística, nos Jogos de Londres.
   Nas argolas, aparelho em que é especialista e que exige do ginasta grande preparo dos membros superiores do corpo, o brasileiro deixou para trás o chinês Yibieng Chen, último campeão olímpico, e o italiano Matteo Morandi, que completou o pódio com o bronze.

  • Aurélio Miguel (1964) - Judô

  • Ayrton Senna (1960 - 1994) - Automobilismo
   Nascido em 1960, em São Paulo, Ayrton começou a correr aos quatro anos, com o kart presenteado pelo pai; foi estrela das fórmulas 1600 e 2000, e chegou à Fórmula 1, obstinado pela perfeição, conhecedor da máquina a ponto de sugerir modificações para melhor desempenho, dez vezes recordista de velocidade.
   Em 1991, na pista de Interlagos, já campeoníssimo, corria desafiando o tabu de não vencer no Brasil na Fórmula 1. De repente, o carro começou a perder as marchas, até só lhe restar uma, a sexta. Foi tal o esforço que fez para o carro correr na baixa velocidade das curvas que, vencedor, exaurido, não conseguiu chegar sequer ao boxe. Tricampeão mundial da Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991, morreu vitimado por uma falha mecânica, no dia primeiro de maio de 1994, na curva do Tamborello, Itália, deixando como legado a mensagem de que vencer é vencer-se.

  • Bernardinho (1959) - Vôlei

  • Cesar Cielo (1987) - Natação
   Nascido em 10 de janeiro de 1987, Cesar Cielo começou a nadar cedo graças à influência da família. A mãe Flávia Brito, professora de educação física, levou o filho ainda criança às aulas de natação, em Santa Bárbara D´Oeste, interior de São Paulo.
   Na edição dos Jogos Olímpicos de Londres (2012), conquistou o bronze nos 50m livre, com o tempo de 21s59.

  • Clodoaldo Silva (1979) - Nadador Paraolímpico

  • Daiane dos Santos (1983) - Ginástica









Dia do Esportista: Origem do Esporte e Dias Atuais

   O esporte visa trabalhar tanto o corpo quanto a mente, por isso, deve ser feito com acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Seja o esporte coletivo ou individual, profissional ou amador, o esporte não é uma atividade recente.

Esportista   Os primeiros a sistematizarem o esporte como competição foram os gregos e foi deles que veio a idéia do que hoje conhecemos como Olimpíadas. As Olimpíadas ganharam esse nome porque eram realizadas num vilarejo grego chamado Olímpia.

    Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo. Hoje em dia, o esporte está integrado a interesses e rende milhões e milhões de dólares por ano.
   O mundo do esporte está se separando da simples atividade física.
   O esporte está ligado a empresas, a clubes e à mídia gerando uma grande receita de dinheiro.
   Além do dinheiro gerado pelo esporte profissional, há também o gerado pelo apelo midiático de estética, o que envolve academias, modalidades esportivas da moda e até mesmo a indústria de roupas para ginástica. Mas mesmo assim, o esporte continua sendo um dos melhores meios para garantir um envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br
-->
-->

19 de Fevereiro: Dia do Esportista

   O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente - e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente.

Esportista
   Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente.

   Então concluímos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha e etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo e etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.


   O esportista, então, é aquele que tem como principal intenção superar outros competidores e até a si mesmo, suas próprias limitações. Quando o esportista cruza a faixa de chegada ou o juiz da disputa determina seu encerramento, trata-se do ponto final de um trabalho exaustivo para atingir o ápice do condicionamento corporal, visando à vitória.
   Ele encerra em si o desejo de perfeição, a idéia de totalidade. O atleta perseguirá essa finalidade em toda a sua vida dedicada ao esporte.

Fonte: www.ibge.br

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Professores...

Comemoração do Carnaval 2013!

   No último dia 08 de Fevereiro, os professores do Colégio Francisquense reuniram os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I em uma pequena festa, em comemoração ao Carnaval 2013.
   Fantasiados, alunos e professores, divertiram-se ao som de marchinas e outras músicas que alegraram a tarde da escola!






Verdades da Profissão de Professor

  Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal ...remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
  A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

COMO TORNAR UMA EQUIPE...

   Os líderes precisam delegar responsabilidades e, ao mesmo tempo, oferecer diretriz com premissão para atuar.
   Dê liberdade às pessoas;
   O elogio é mais produtivo que punição;
   Organize confraternizações com as equipes e esteja presente.
   Permita questionamento das decisões e estímulo de uma segunda verificação.

Como desenvolver um trabalho em equipe:

  • Tente antecipar o que o seu líder quer de você.
  • Procure ir além. Lembre-se de que inovação e sucesso são alcançados apenas por aqueles que vão além do procedimento padrão.
  • Encontre novas maneiras de realizar tarefas antigas e com métodos diferentes para os novos problemas. Um bom planejamento pode lhe dar uma imensa vantagem.
   Um excelente Ano Letivo para todos!

Feliz dia da Amizade!!

    A amizade é um amor que nunca morre.
    A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe,
alguns descobrem, mas poucos reconhecem.
    A amizade quando é sincera o esquecimento é impossível
    A confiança, tal como a arte, não deriva de termos resposta para tudo, mas, de estarmos abertos a todas as perguntas.
    A dor alimenta a coragem. Você não pode ser corajoso se só aconteceram coisas maravilhosas com você.
    A esperança é um empréstimo pedido à felicidade.
    A felicidade não é um prêmio, e sim uma conseqüência,
a solidão não é um castigo, e sim um resultado.
    A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que
percorremos para encontrá-la.
    A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga.
    A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delicia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.
    A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.
    A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar.
    A maior fraqueza de uma pessoa é trocar aquilo que ela mais deseja na vida, por aquilo que ele deseja no momento.
    A persistência é o caminho do êxito.
    A pior solidão é aquela que se sente na companhia de outros.
    A SOLIDÃO É UMA GOTA NO OCEANO QUE SÓ OLHA PARA SI MESMA... UMA GOTA QUE NÃO SABE QUE É OCEANO...
    Amigos são a outra parte do oceano que a gota procura...
    A tua única obrigação durante toda a tua existência
é seres verdadeiro para contigo próprio.
    A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar.
    A verdadeira amizade é aquela que não pede nada em troca, a não ser a própria amiga.
    A verdadeira generosidade é fazer alguma coisa de bom por alguém que nunca vai descobrir.
    A verdadeira liberdade é poder tudo sobre si.
    Algumas pessoas acham-se cultas porque comparam sua ignorância com as dos outros.
    Amigo de verdade é aquele que transforma um pequeno momento em um grande instante.
    Amigo é a luz que não deixa a vida escurecer.
    Amigo é aquele que conhece todos os seus segredos e mesmo assim gosta de você!
    Amigo é aquele que nos faz sentir melhor e sobre tudo nos faz sentir amados...
    Amigo é aquele que, a cada vez, nos faz entrever
a meta e que percorre conosco um trecho do caminho
    Amigos são como flores cada um tem o seu encanto por isso cultive-os.
    Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom, vibram juntas...
    Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais... Deve ser guardada e conservada no coração!!!
    As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
    Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas,
dando-lhes sempre algum significado.
    Diante de um obstáculo não cruzes os braços, pois o maior
homem do mundo morreu de braços abertos.
    Elogie os amigos em público, critique em particular.
    Errar é humano, perdoar é divino.
    Evitar a felicidade com medo que ela acabe; é o melhor meio de ser infeliz.
    Faça amizade com a bondade das pessoas, nunca com seus bens!
   Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.

Érico Veríssimo

Fonte: www.pensador.uol.com.br

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval - História e Origem

     

    A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.
      Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.


      
     Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

     O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro.
     Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
      No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.


Certificação de Ensino de Qualidade, pela Empresa Conecta!

   O Colégio Francisquense recebe, pela Empresa Conecta, a Certificação de Ensino de Qualidade.
   Parabéns, Colégio Francisquense, pela sua conquista e mais uma prova de sua qualidade educacional!


Mestre...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Estação Verão Também Tem Xadrez

Alunos da Faculdade Anhanguera, de Joinville, estão implementando um projeto social em São Francisco do Sul durante o Estação Verão desenvolvendo a modalidade de xadrez. O projeto é uma forma de difundir o xadrez enquanto esporte com aulas práticas e teóricas, além de torneios rápidos. Os alunos estão disponibilizando de quatro a seis mesas com xadrez e relógio nos sábados e domingos, das 14 às 18 horas até o dia 16 de fevereiro.

Participe!

Volta ao Ano Letivo!

       Que 2013 seja um ano promissor, repleto de conquistas e bons momentos para todos aqueles que fazem parte dessa enorme família, chamada Colégio Francisquense.